ACASALAMENTO:




PRIMEIRO É PRECISO ESTIMULAR A FEMEA COLOCANDO O NINHO NA GAIOLA E FIAPOS DE SINZAL OU RAIZES FINAS NA GRADE DA GAIOLA.

FAZE O RECONHECIMENTO E NAMORO DO CASAL.

DE 3 EM 3 DIAS VC COLOCA A GAIOLA DO MACHO DA SUA PREFERENCIA AO LADO DA FEMEA QUE VOCÊ PRETENDE ACASALA COM ELE, PRA ELES SE VEREM POR ALGUMAS HORAS E SE ACUSTUMAREM UM COM O OUTRO, E DEPOIS ESCONDE LO NOVAMENTE,

3 DIAS DEPOIS FAZ TUDO NOVAMENTE, FAÇA ISSO ATE PERCEBER Q ELA ESTA SE ABAICHANDO ABRINDO AS ASAS E LEVANDO O RABO QUANDO ESCUTA ELE CANTAR SEM O VER, AI VC COLOCA A GAIOLA DO MACHO AO LADO DA GAIOLA DA FEMEA COM OS PASSADORES JÁ ABERTOS TAMPADOS APENAS COM UMA DIVISÓRIA DE MADEIRA PAPELÃO OU PVC, QUE EMPEÇA A VISUALIZAÇÃO TOTAL DO CASAL, QUANDO ELE CANTAR VC PUXA A DIVISORIA DE MANEIRA QUE Ñ ASSUSTE OS PÁSSAROS, O MACHO VAI PASSAR PARA A GAIOLA DA FEMEA PARA FAZER O ACASALAMENTO E RETORNARÁ PARA GAIOLA DELE IMEDIATAMENTE.

NESSE PERIODO VC DEIXAR AS GAIOALAS COMO ESTAM, SEPARADS APENAS COM ADIVISORIA PARA ALGUMAS HORAS DEPOIS FAZER O ACASALAMENTO NOVAMENTE POR MAIS DUAS VEZES TOTALIZANDO TRES CRUSAMENTOS.

Um detalhe que devemos salientar é que a fêmea pode vir a bater no macho após a gala. Por esse motivo, criadores profissionais utilizam gaiolas especiais para acasalar. Uma chamada de gaiola galadeira, é utilizada para fazer o acasalamento, essa gaiola fica acoplada na gaiola criadeira da fêmea e assim quando acopladas, uma pequena abertura na gaiola do macho e da fêmea permite ao macho no momento que a fêmea pedir gala ele vá sozinho para a gaiola da fêmea e ao terminar a gala ele volta sozinho para a sua gaiola, porque a fêmea irá ficar agressiva após a gala.

Postura


Os Curiós botam na média de 1 a 3 ovos por postura, porém normalmente botam 2 ovos. Dificilmente botam 3 ovos.


MELHORANDO A SAÚDE E A RESISTÊNCIA DAS


FÊMEAS

Em maio/junho, após terminarem a muda de penas, as fêmeas poderão ser soltas, todas juntas, num grande viveiro, parcialmente coberto ou que possa ser coberto todas as noites para que fiquem expostas às variações da natureza tais como: sol, chuva, vento, calor, etc.…Isto reativará ou aumentará a resistência natural das fêmeas, fortalecendo-as para o próximo período de postura e parte desta melhora na saúde, será transmitida geneticamente para os filhotes.


Por, Junior Floquet



Nenhum comentário:

Postar um comentário